slides

quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

Interatividade, interação mútua, reativa e suas implicações

Segundo Marcos Silva (2001) interatividade é um conceito inovador desenvolvendo-se primeiramente no campo da comunicação e depois passou a ser usado no campo da informática, da televisão, do cinema, do teatro, dos brinquedos eletrônicos, do sistema bancário on-line, da publicidade, etc. Sendo assim, interatividade permite ao usuário participar em um vídeo, programa de televisão onde possa estar interagindo no programa.
Neste contexto, o termo Interativo implica que o usuário possa participar ou ter uma suposta participação no funcionamento de um sistema.
Silva faz uma critica ao modo como o termo vem sido utilizado como por exemplo: a “TV interativa” que se considera como tal porque as pessoas respondem x ou y, sim ou não, sem realmente ter uma verdadeira interação.
Do outro lado, faz uma crítica sobre os brinquedos interativos que são vendidos nos shopping e são considerados como interativos como são: brinquedos eletrônicos, videogames e telas táteis que dão informações quando tocadas.
Com a evolução tecnológica o ser humano não ficou satisfeito tão somente com observar e assistir, nos dias de hoje o indivíduo quer participar com suas mãos, seus ouvidos, seus olhos de determinada programação de TV, programa de rádio, filme, vídeo clip, etc.
Segundo Silva (2001) a biredirecionalidade é o sistema de comunicação entre usuário e máquina. Sendo assim, “o operador conversa com a máquina dando e recebendo informações na forma falada, escrita, gráfica e visual no monitor de visualização” (p.3)
O autor afirma que houve grandes mudanças no mundo da arte, pois, os artistas que na década dos 60 experimentavam a interação entre arte, ciência e tecnologia, agora com a intervenção especialmente do computador, as telecomunicações e o audiovisual, realmente, acontece uma revolução nas artes, a ponto de ser chamada de ‘uma arte da tecnociência.
Na interação mútua o sistema é totalmente aberto onde seus componentes são dependentes a resposta de quem está interagindo com ele. Ou seja, quem interage tem autonomia ativa e criativa sobre todo o processo é um sistema aberto. Um exemplo que se contrapõe ao sistema de interação mútua são os programas de televisão ditos “interativos”, em especial um infantil: “Dora, a aventureira” que faz perguntas e logo após fica silêncio aguardando supostamente uma resposta do telespectador. Só que esta espera tem um tempo predeterminado, e as resposta também, pois qualquer coisa que a pessoa fale não interferirá no desfecho do desenho. Este tipo de interação caberia nos critérios da interação reativa.
A interação reativa se caracteriza pela ação-reação (um age e outro reage) há uma linearidade de respostas. Tudo que acontece está predeterminado, não há uma ação criativa na relação.
Por Luzmila Ruiz e Leidiane Macambira

Nenhum comentário:

Postar um comentário